quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O Valor de um Amigo


"Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel; o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade da sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor achará esse amigo. Quem teme o Senhor terá também uma excelente amizade, pois o seu amigo lhe será semelhante". (Eclo 6,14ss)


Muitos de nós já deve ter ouvido milhares de vezes as famosas frases da dita sabedoria popular: "Não existem amigos só existem colegas", "Amigos mesmo são os pais"! Ou coisas do tipo. Mas será que isso constitui uma verdade válida para TODOS os casos?
A minha resposta é categórica: NÃO! Com a vida eu fui percebendo que nada dura eternamente, afinal de contas, tudo passa (até a uva passa)! e nem sempre sabemos lidar com isso, e muitos por medo das perdas, que fazem parte da própria vida, acabam tornando como seus alguns valores, e perdendo alguns valiosos tesouros que a vida nos dá. E um desses tesouros com certeza é a amizade.
Mas o que será que simboliza um amigo fiel como o descreve a sagrada escritura? Será que é aquele amigo que diz sim pra tudo que eu faço, que me apoia sempre e nunca questiona as minhas escolhas? Será que é alguém com quem eu nunca tenho nenhum tipo de desavença ou diferença? Alguém que pensa igual a mim e tem exatamente os mesmos gostos? Que usa o mesmo corte de cabelo? Veste as mesmas roupas? Ouve o mesmo artista? Frequenta a mesma Igreja?
Mais uma vez minha resposta é categórica: TAMBÉM NÃO!
Pois então o que é um amigo verdadeiro, fiel, que constitui esse tesouro que nem se compara ao ouro?
Vamos ver então algumas citações da palavra de Deus nos diz sobre amizade:

"O justo conduz o amigo para a retidão, enquanto o caminho dos maus os desorienta." (Provérbios 12,26)
"O amigo é carinhoso em qualquer tempo; o irmão nasce para o dia da desgraça." (Provérbios 17,17)
"O coração se deleita com o óleo e o incenso, e com a doçura do amigo, num conselho cordial." (Provérbios 27,9)
"Ferro se afia com ferro: assim o amigo, com a presença do amigo." (Provérbios 27,17)
"Se queres adquirir um amigo, adquire-o na provação; mas não te apresses em confiar nele.8.Porque há amigo de ocasião, que não persevera no dia da desgraça." (Eclesiástico 6,7-8)
Sendo assim temos então do próprio Deus uma resposta: O Amigo Verdadeiro existe sim, basta saber procurá-lo no momento oportuno, observar quem está ao lado, e poderemos descobrir a riqueza de ter vários amigos. Bons, maus, simples, complexos, facéis ou não de lidar. E no meio desses amigos, assim com em qualquer tesouro, as peças mais preciosas, algumas por nos acompanhar no dia-a-dia, outras por serem raras por ocasião da distancia. Mas todas importantes, afinal é o meu verdadeiro tesouro, pois eu sei que independente do que aconteça comigo, tem pessoas que estarão sempre ali mesmo longe. Pra quem eu posso ligar pra chorar, pedir uma oração, ou um conselho.
Mesmo sendo diferentes, soubemos nos fazer iguais por amor de Deus.
E para cada um desses amigos, em especial aqueles que fizeram meu 2011 ter mais sentido: Sou mais rico com vocês! 
E para quem gosta uma música afinal para ilustrar tudo isso:


Humano Amor de Deus - Adriana e Pe. Fábio de Melo



Post inspirado por Maria Clara Lemos e Bruno Lemos #FORÇA

Um comentário:

  1. Falo tudo, e pessoal não se esquecam
    'Amigos são a familia que agente escolhe'

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...